A cidade de Coronel Vivida, localizada no sudoeste do Paraná, se destaca não só pela beleza natural, mas também por se comprometer com a sustentabilidade. Em 2023, o município deu um salto em direção a um futuro mais verde e eficiente ao adotar a energia solar como fonte de energia para todos os seus prédios públicos.
Essa iniciativa pioneira, resultado de uma parceria com a Pacto Energia, traz benefícios econômicos e ambientais para Coronel Vivida. Neste artigo, vamos explorar os detalhes dessa parceria e os impactos positivos sobre a cidade paranaense. Confira!
Um exemplo de sustentabilidade no Brasil
A parceria entre a administração municipal de Coronel Vivida e a Pacto Energia teve início em janeiro de 2022, quando a empresa se tornou responsável pela distribuição de energia no município. Desde então, o abastecimento é feito através de energia renovável.
A partir dessa parceria, no fim de 2023, Coronel Vivida emerge como um exemplo notável de sustentabilidade no Brasil por causa da inauguração da maior usina de energia solar de sua região. Somadas, as usinas solares UFV Rodrigo Sauaia e UFV Sol do Sudoeste estão equipadas com mais de 2.4 mil placas solares.
Dessa forma, o abastecimento de energia de 100% dos prédios públicos, como praças, Unidades Básicas de Saúde, escolas e até a sede da prefeitura, passou a ser feito com energia solar. Isso faz com que Coronel Vivida lidere pelo exemplo,com uma visão progressista em direção ao futuro sustentável.
Com iniciativas como essas, o município se destaca como um inspiração de como as comunidades brasileiras podem abraçar a sustentabilidade e criar um futuro melhor para todos.
Benefícios e impactos da adoção da energia solar
A adoção da energia solar em Coronel Vivida traz uma série de benefícios e impactos positivos para a comunidade. Em primeiro lugar, a inauguração da maior usina fotovoltaica da região, com capacidade para gerar 50 mil quilowatts hora por mês, diversifica as fontes de energia do município e representa a preocupação em fazer a transição para uma matriz energética mais sustentável.
Além disso, os benefícios econômicos são evidentes: houve uma diminuição real de até 9% na tarifa de energia, o que representa uma economia de cerca de R$ 56 mil por ano para a cidade de Coronel Vivida. Em termos ambientais, desde o início da operação das usinas, foi possível observar uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa. Dessa forma, contribuindo para a redução dos efeitos das mudanças climáticas e para a conscientização ambiental.
Podemos dizer que a presença da Pacto Energia no município, traz investimentos para o desenvolvimento local, fortalece a infraestrutura energética da região e a prepara para enfrentar desafios futuros, garantindo um fornecimento de energia estável e confiável, , mostrando que é possível construir um futuro mais sustentável através da colaboração entre o setor público e privado.
O futuro da energia solar em cidades brasileiras
É possível que muitos brasileiros não saibam ainda onde fica Coronel Vivida, mas esse exemplo dado pelo município o coloca em evidência no mapa e ainda deixa claro como a energia solar pode fazer parte do futuro das cidades brasileiras.
Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a energia gerada por fontes solares e eólicas no Brasil, em 2023, teve uma alta de 23,8% em relação ao ano anterior. Em 2022, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou que o Brasil está entre os 10 países que mais geram energia solar no mundo e, nesse mesmo período, houve um investimento de mais de R$ 45,7 bilhões nessa fonte de energia.
O Brasil tem um imenso potencial natural para a produção dos diferentes tipos de energia solar. Considerando os dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar de 2017, o potencial solar do país varia de 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² — e países com incidência solar muito menor, como China, Estados Unidos e Japão, estão, hoje, na nossa frente em relação à produção de energia solar.
Quer entender mais como a cidade transformou a distribuição de energia? Fale com nossos especialistas, nós podemos te ajudar!