Pacto Energia

Blog Pacto Energia

Desmistificando a energia solar: tudo que você precisa saber

O uso de energia solar como alternativa mais sustentável não é uma novidade, mas isso não quer dizer que as pessoas entendam profundamente como todo esse processo ocorre. Por exemplo, muitos não sabem que, hoje, existem três principais tipos de energia solar: a fotovoltaica, a térmica e a heliotérmica. Você sabia?

A seguir você vai encontrar um breve guia que vai desmistificar essas questões a respeito da energia gerada pelo Sol, dos tipos à implementação de um sistema de energia solar empresarial ou industrial. Conheça os pontos positivos e o passo a passo necessário para uma implementação e adoção bem-sucedidas.

O que é energia solar

“Energia solar” é o nome dado para qualquer tipo de captação e transformação de energia luminosa do Sol em alguma forma de energia utilizável pelo homem. Por exemplo, algumas formas possíveis de utilização dessa energia poderiam ser para aquecimento de água e para geração de energia elétrica.

Juntamente com a energia eólica e outras, como a energia gerada por ondas ou biomassa, a energia solar é uma das principais formas de energia renovável disponíveis atualmente – além de ser considerada também segura, ecológica e sustentável. Porém, ainda hoje, somente uma minúscula fração da energia solar disponível chega a ser realmente utilizada.

Entretanto, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil está entre os 10 países que mais geram energia solar no mundo. Em 2022, o país alcançou a marca de 24 gigawatts de potência operacional solar, o que o fez subir cinco colocações no ranking, chegando à 8.ª posição.

Tipos de energia solar

Como mencionado anteriormente, existem três principais tipos de energia solar: a Xenergia solarX fotovoltaica, a térmica e a heliotérmica. Essas são as características de cada uma delas:

  • Energia solar fotovoltaica: gerada através de módulos fotovoltaicos (que são comumente chamados de “placas” ou “painéis”), transforma a radiação solar em energia elétrica;
  • Energia solar térmica: a energia captada através de coletores solares é usada como fonte de calor para água, como em chuveiros ou piscinas, ou óleo;
  • Energia solar heliotérmica: é como uma junção dos dois tipos anteriores, a princípio a radiação solar é captada e concentrada em forma de calor, que, posteriormente, é transformado em energia elétrica.

Tecnologia fotovoltaica

Além dos tipos de energia solar, existem também subtipos de sistemas de tecnologia fotovoltaica. São três os principais: on-grid, off-grid e híbrido.

Energia solar fotovoltaica on-grid

Também chamado de sistema conectado à rede, o sistema on-grid é o mais comum dos três. Há a instalação dos módulos fotovoltaicos, gerando energia elétrica que é consumida pela residência ou empresa. 

Caso seja gerada mais energia do que é consumido, o excedente é enviado para a rede elétrica da concessionária, sendo convertido em créditos que podem ser abatidos no valor da conta de energia.

Energia solar fotovoltaica off-grid

Também chamado de sistema autônomo, é aquele utilizado em locais onde não há rede de distribuição de energia elétrica. Nesse sistema, a energia é armazenada em baterias, podendo ser utilizada pela residência ou empresa durante a noite ou em dias nublados.

Energia solar fotovoltaica híbrida

Nesse sistema há uma junção dos dois sistemas anteriores. A energia gerada pode ser utilizada para consumo imediato e também armazenada para uso posterior.

Benefícios da energia solar

São vários os benefícios da energia solar. Dentre os principais, podemos destacar:

  • É um tipo de energia renovável, ou seja, não depende de recursos finitos;
  • Não gera poluição e tem baixo impacto ambiental;
  • A geração de energia é feita de maneira silenciosa;
  • Instalação simples;
  • Não precisa de muita manutenção;
  • Gera economia na conta de energia;
  • Pode ser usada em áreas em que ainda não há rede elétrica.

Além desses benefícios, podemos também destacar outras vantagens do uso de energia solar para empresas:

  • Incentivo fiscal garantido pelo Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, lançado em 2015;
  • Retorno sobre o investimento (ROI) dentro de 5 a 7 anos graças à economia na conta de energia.

Viabilidade financeira

Um ponto que costuma ser considerado uma desvantagem em relação ao uso de energia solar fotovoltaica é o alto custo para instalação. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma queda nos valores por causa do avanço tecnológico e, pensando a longo prazo, o sistema acaba “se pagando”, pois tem vida útil de 25 a 30 anos e necessidade mínima de manutenção.

Falando em valores, considerando, por exemplo, uma residência, seria necessário investir pelo menos em torno de R$ 10 mil para fazer a instalação de um sistema de energia solar que supra o consumo. Já se considerarmos o gasto energético mensal de uma empresa pequena, o investimento inicial mínimo seria por volta de R$ 40 mil.

Processo de implementação de energia solar

Para fazer a implementação de um sistema de energia solar empresarial ou residencial, é necessário que você siga o seguinte passo a passo:

  1. Descubra qual é o seu consumo mensal de energia em kWh: isso vai servir de base para você chegar ao tamanho necessário Xpara o seuX do sistema de energia solar;
  2. Calcule a quantidade de módulos fotovoltaicos necessária: use o seu consumo de energia em kWh para descobrir quantos módulos serão necessários para supri-lo;
  3. Busque uma empresa ou um profissional para auxiliá-lo: tanto nos cálculos anteriores quanto para fazer o projeto com base nesses cálculos, busque uma empresa ou um profissional especializado e de confiança;
  4. Inicie a instalação: a princípio são feitas visitas técnicas para determinar onde e como o sistema será instalado, depois é feita toda a parte burocrática (como desenvolvimento do projeto e apresentação para a distribuidora) e, então, começa a instalação de fato e a homologação com a distribuidora.

Soluções para empresas

Depois de conhecer mais sobre a energia solar, seus tipos, subtipos, vantagens, desvantagens e até o processo para instalação de um sistema de geração de energia por meio da luminosidade solar, é natural que você se interesse por essa solução para sua empresa ou mesmo para a residência.

Para quem busca soluções em energia para empresas, a Pacto Energia é uma ótima parceria. 

Com mais de 7 anos de atuação na comercialização, transporte, distribuição e geração de energia solar, hidráulica e eólica, ela apresenta soluções para a redução de consumo e de custos em energia elétrica. Conheça mais!

Com mais de 7 anos de atuação na geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia, o Grupo Pacto é uma autoridade, líder …

Blog Pacto Energia Gestão de energia: Como otimizar o desempenho energético industrial Para além da redução de custos, que já é um …

Blog Pacto Energia O que é e como funciona o mercado livre de energia em 2024 Muitas pessoas ainda hoje não sabem …