Pacto Energia

Pacto Geração e transmissão

A Pacto desenvolve, constrói e opera projetos de geração centralizada de energia limpa e renovável, com foco em energia solar, hidráulica (CGH e PCH) e eólica. A empresa trabalha de forma colaborativa, agregando e compartilhando os benefícios com as comunidades e parceiros locais.

A empresa é uma das pioneiras no mercado de energia solar no Brasil. No leilão nº 09/2015-ANEEL, realizado em 13/11/2015 destinado a contratação de energia de reserva foi vencedora com seu projeto denominado Complexo Apodi, localizado no Ceará, o qual atualmente é um dos maiores do país.

Possui em seu “pipe-line” mais de 14 GW de usinas/projetos de geração, o que a coloca no topo do ranking das maiores empresas de energia do Brasil.

O sistema de transmissão desempenha um papel fundamental no sistema elétrico e esse papel somente aumentará nos próximos anos com a crescente inserção de usinas de geração distantes dos centros consumo e com a elevação da participação de fontes intermitentes, que necessitarão maiores intercâmbios de energia entre regiões.

A transmissão é o gargalo do setor elétrico, o Brasil possui necessidade significativa de investir em novas linhas de transmissão para escoar grande parte da energia Norte e Nordeste. para as principais áreas de consumo no Sul e Sudeste do Brasil.

Um ambiente regulatório seguro e bem-definido, a previsibilidade de receita, proteção inflacionária, forte apoio ao crédito e a necessidade deste tipo de infraestrutura no Brasil criam um ambiente favorável para investimentos no setor.

No leilão de transmissão da Aneel Nº 2/2018, através do consórcio Lux Luz, a Pacto estreou no setor e saiu vencedora de 2 dos 20 lotes arrematados (lotes 13 e 14). O Lote 13 atende às regiões de Rio Claro e Rio Verde, em Goiás e foi vencido com oferta de R$ 4.988.000,88 e deságio de 54,86%. O lote 14 atende a região de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, que tem a finalidade de estudo de atendimento elétrico no estado do Rio Grande do Sul, foi vencido com oferta de R$ 5.209.672,10 e deságio de 47,00% em relação à receita inicial estabelecida pela ANEEL.